Últimas

Programação da Semana Santa 2014



           ''OLHE PRA CRUZ, FOI POR TI, PORQUE TE AMO; NINGUÉM TE AMA COMO EU''!

Dia 11/04/2014 - Sexta-feira de Passos - 
15h00min: Concentração e confissão na Igreja de São Francisco - Pe. Pio
15h00min: Concentração e confissão na Rua Paraná Bairro Arapiraca - Pe. Sérgio
16h: Procissão saindo do Bairro Arapiraca  e da Igreja de São Francisco no mesmo horário em direção a Igreja de São Judas Tadeu, logo após o encontro das Imagens, seguiremos em procissão até a Igreja Matriz, culminando com a celebração Eucarística.

Dia 13/04/2014 - Domingo de Ramos - (Coleta da Solidariedade - CF 2014)
08h Início da Procissão saindo da Igreja de São Judas em direção a Igreja Matriz para a Missa de Ramos. Obs.: Levar ramos para serem abençoados. Responsáveis: Pastoral da Juventude e Comipa.

Dia 15/04/2014 - Terça-feira Santa - 
08h Missa dos Idosos e Doentes na Igreja Matriz. Responsáveis:  Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Dia 17/04/2014 - Quinta-feira Santa  - 
08h Missa Solene do Santo Crisma na Catedral de Picos.
19h: Missa Solene da Ceia do Senhor. Responsáveis: Pastoral da Boa Ação, Infância e Adolescência Missionária, Pastoral da Acolhida, Crisma e RCC.
Adoração ao Santíssimo Sacramento (após a missa)
Das 21h às 22h: Pastoral da Boa Ação, Infância e Adolescência Missionária, Pastoral da Acolhida, Catequese e Acólitos.
Das 22h às 23h: ECC, Legião de Maria e Associação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Das 23h às 24h: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Dizimo, Bairro Correnteza, representantes dos Bairros, Terço dos Homens e Pascom.

Dia 18/04/2014 - Sexta-feira Santa - (Dia de jejum e abstinência)
15h Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida procissão do Senhor Morto. Responsáveis: ECC, Terço dos Homens, Equipe de Liturgia, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e RCC.

Dia 19/04/2014 - Sábado Santo - Dia do Silêncio
21h: Vigília Pascal na Igreja Matriz. Responsáveis: Pastoral do Dizimo, Pastoral do Batismo e Matrimonio e Equipe de Liturgia. 

Dia 20/01/2014 - Domingo de Páscoa - 
09h: Missa na Igreja de São Judas. Responsáveis: Catequese.
19h: Missa na Matriz. Responsáveis: Pascom e representante dos Bairros.


            A Semana Santa na vida da Igreja
               Os cristãos sempre consideraram que a Igreja nasceu na Páscoa de Cristo, na Cruz, diz o Evangelho, Cristo inclinou a cabeça e ‘’entregou o Espirito’’. Ele se manifesta vivo e ressuscitado no meio dos discípulos, e estes são testemunhas da sua presença no mundo. Por isso a Páscoa é o centro da vida e da fé dos cristãos. Todos somos chamados a participar da vida nova do Cristo Ressuscitado, morrendo  para o pecado, a todas as sua manifestações e consequências e vivendo desde já como comunidade dos ressuscitados. Esta é a missão da Igreja: testemunhar a nova criação que Deus iniciou no mundo, ressuscitando Jesus Cristo. Pelo serviço concreto à transformação deste mundo, colaboramos com a Salvação que o Senhor vem trazer a todos.                                                                                                              
               Para que esta obra pascal se torne sempre mais completa, a Igreja tem de vivê-la e precisa também celebrá-la  como sacramento de Deus, isto é, sinal e instrumento da ação dele. Celebrando com fé e alegria a Páscoa do Senhor, temos uma profecia e inicio fecundo desta renovação do mundo.
           Cada domingo os cristãos se reúnem para celebrar a Páscoa. Entretanto, desde os primeiros séculos  do cristianismo, o povo de Deus gosta de intensificar esta celebração uma vez por ano. A Quaresma nos prepara para este grande sacramento. A Semana Santa merece ser vivida em clima de oração pessoal, esforço de conversão e maior dedicação fraterna, não é um feriado prolongado para visita à amigos e comemorações, são dias consagrados ao Senhor. Do Domingo de Ramos até a quinta-feira Santa, contemplamos o grande retiro quaresmal. Com a missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira à tarde (que na nossa cidade acontecerá às 19h), iniciamos o Tríduo Pascal da Morte e Ressureição do Senhor. O cume de todas as celebrações e a Vigília Pascal na noite do sábado. Esta Vigília se desdobra na alegria do Domingo da Ressureição e nos cinquenta dias do tempo pascal, o Pentecostes Sagrado, que é considerado como que um único e grande  domingo. 
              As celebrações devem ser bem preparados,  seu conteúdo como sua forma merecem todo zelo. Não podem ser meros espetáculos litúrgicos destinados a nos comover. Não são também apenas reuniões catequéticas feitas para instruir ou para conscientizar as pessoas. Não são comemorações nostálgicas de acontecimentos ocorridos vinte séculos atrás. Cada celebração se situa como memorial do Senhor, o que é uma retomada da lembrança dos fatos antigos da salvação para viver  e aplicar  a eficácia atual que eles tem. É uma realização da Igreja convocada para atualizar permanentemente a Páscoa do Senhor, nos sinais litúrgicos  e principalmente no compromisso de construção do Reino de Deus. Assim, a Igreja que somos nos completa  hoje o que falta à Páscoa do Cristo (Cl 1,24). Por isso, você e sua família são convidados por Deus a celebrar com amor, fé e piedade o mistério maior de nossa fé, a Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor e viver ressuscitado na comunidade Cristã.

                                   


                                                                                      Pe. José Pio Feitosa Marinho                                                                                       
              Pároco








Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.